quarta-feira, 28 de março de 2018

Posso só falar uma coisa?

Estive longe por muito tempo, quase esqueci do meu blog. Mas muita coisa aconteceu, não estava inerte, estava tentando entender tudo o que estava acontecendo a minha volta. E agora que voltei, quero falar uma coisa. Mas como eu já disse em outros textos, tudo o que falo pra vocês aqui, na verdade, serve para eu mesma me entender. Muitas vezes as coisas ficam dentro da gente e não conseguimos enxergá-las, mas quando colocamos para fora em uma música, em um filme ou num simples texto, a coisa anda, parece que a mensagem fica mais clara.
Os textos que escrevo aqui parecem um confessionário para mim. São coisas que quero falar mas tenho que pensar para postar, porque sempre pode ser mal-entendido, mal-compreendido, ofensivo, preconceituoso e todas essas coisas chatas que temos mais nos dias de hoje. Sempre existiram mas hoje em dia isso está muito chato. Tudo ofende, tudo é problema, tudo dá processo, tudo, tudo. Mas enfim, como não sou uma pessoa pública, posso colocar aqui o que bem entender, só não quero magoar ninguém.


Cada um de nós tem uma crença, uma fé, certo? Sim, a grande maioria de nós tem uma religião e acredita que ela seja a única certa. Muitos de nós temos uma fé que acreditamos que apenas nós a compreendemos da maneira correta. Ok. Beleza. Mas eu posso não ter isso, certo?
Eu posso não ter uma religião, uma fé, posso não seguir uma doutrina, enfim, e isso não quer dizer que eu seja ignorante nesse assunto. Na verdade é o oposto, passei quase 40 anos da minha vida procurando por respostas onde quer que eu achasse que elas estavam. Frequentei muitos lugares, conheci muitas culturas, li muitos livros, conversei com muitas pessoas, e cheguei apenas a minha conclusão: sou atéia! "Ah que horror" - sim, mas fazer o quê? Ninguém é perfeito. E ser ateu ou atéia não significa que desejamos o mal aos outros, não significa que somos mais inteligentes ou melhores, não significa que odiamos as pessoas que tem uma fé ou religião, não significa que comemos criancinhas, não significa que somos todos de esquerda (embora a grande maioria seja, mas eu não), não significa que estamos caçoando da fé dos outros, não significa que se acontecer algo de ruim com você eu vou rir, não significa nada disso. Significa apenas que eu não acredito em deus nenhum, não só o seu, em nenhum.
Mas sabe o que isso me trouxe de bom, por incrível que pareça? O valor da vida. Antes eu acreditava que tinha tempo para resolver todos os meus problemas e questões que não estava conseguindo resolver. "Tenho outras vidas, outras encarnações, deixa pra lá" - e devo confirmar que era bem mais fácil do que o fato de aceitar que não temos. Opa, me desculpem, eu não tenho esse tempo, não sei vocês.


Eu descobri que só se vive uma vez, só se tem uma vida, então é aqui e agora que temos que agir, que sentir, que amar, que perdoar, que seguir em frente, temos que sorrir, chorar, falar palavrão, gritar, cantar no chuveiro, ajudar quem precisa, fazer companhia para quem nos ama, comer, engordar, emagrecer, fazer exercícios, tentar ser mais saudável para viver mais, e etc.
O valor que eu dou para a minha vida agora não se compara com o valor que eu dava antes. Um dos exemplos foi parar de fumar. Parei. Faz mal, isso me mata. Mas antes era difícil de enxergar assim, achava que era de família, de outras encarnações, sei lá, achava errado. Parei. Hoje me cuido mais, sou mais saudável e tenho plena consciência da minha idade. 41 anos. E passou rápido viu? Outro dia mesmo eu tinha a idade da minha filha e hoje, puf! Mais de quarenta.
Eu enrolei até agora para dizer algo bem simples: viva a vida da melhor maneira que puder.
Só isso. Independente da sua fé, crença ou religião, viva a sua vida da melhor maneira possível, viva de um jeito que faça você feliz. No fim é só você que importa e mais ninguém.
Os amigos que fazemos e os amores que temos são muito importantes, mas acima de tudo, estamos nós, e estamos sós.


Não faz diferença se você acredita em outras vidas ou não, se tiver você vai se lembrar? Não vai, então faça o melhor que pode nessa. E o momento é agora. Não importa quantos anos você tenha. Respeite sua vida, respeite qualquer forma de vida, respeite a crença dos outros, respeite. Mas seja feliz. Faça o melhor que puder por você. Nós crescemos, nosso filhos crescem, perdemos pessoas muito queridas, sofremos, mas nós ainda continuamos aqui. Não sei por quanto tempo e garanto que você também não tem essa resposta, então... aqui vai um conselho: se quiser mesmo fazer, faça!
Espero voltar mais vezes. Foi bom escrever aqui mais uma vez. Tirou a ferrugem dos meus dedos cansados. Sorrio enquanto escrevo porque sei que aqui estou sendo 100% do que sempre quis ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário