quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Deusas : os arquétipos femininos

Hoje vi uma entrevista na TV sobre isso e procurei o restantes das informações no site (http://magiabruxa.com). Achei interessante, principalmente por descobrir que podemos ter a atuação em nossas vidas de todas as deusas mas que uma sempre será o carro-chefe.
As mulheres diferenciam-se pelos arquétipos. Conhecer estes arquétipos permite à mulher o auto-conhecimento.
Arquétipos são forças internas que atuam na conduta das mulheres, moldam a conduta e influem no mundo emocional do universo feminino.
Dividem em 7 Deusas divididas em 3 subgrupos: virgens, vulneráveis e alquímicas.


Deusas Virgens:


Artemísia, chamada de Diana "A Caçadora".
Palas Atenea ou Atenas, e Minerva para os romanos: deusa da sabedoria e da arte feita à mão.
Hestia ou Vesta: deusa do lar.


Essas 3 deusas são independentes e auto-suficientes. Não se apaixonavam pois os apegos emocionais as desviavam do que era importante. Não eram vitimadas e não sofriam.


Deusas Vulneráveis:


Hera/Juno: deusa do casamento e muito ciumenta.
Deméter/Ceres: deusa das colheitas, papel de mãe.
Perséfone/Koré ou Proserpina: papel de filha.


São papéis tradicionais de esposa, mãe e filha. Representam necessidades femininas de filiação e vinculação. Sofrem pelos conflitos de relações afetivas significativas, mostram sintomas de traumas psicológicos.


Deusa Alquímica:


Afrodite/Vênus: a mais bela e irresistível de todas, teve muitas aventuras e descendência como resultado dessas relações. Gerava amor e beleza, atração erótica, iniciava as relações por decisão própria e nunca foi vitimada.


Este arquétipo orienta as mulheres na busca de relações mais do que a sua permanência nelas; impulsiona a valorizar o processo criativo e a estar aberta as mudanças.


Todas são representações metafóricas. Podemos ser Afrodite mas em outros momentos nos comportarmos como Atenas, a mais prática e profissional. Outra como Deméter (Demétria) sendo a mãezona do lar, noutras como Perséfone. E ser o arquétipo de Afrodite não significa que será a mulher mais bela do mundo, mas que será guiada pela emoção, pelo amor.


Qual é a sua?


Tenho certeza que meu carro-chefe é Afrodite e preciso aprender a controlá-la.







fonte: http://magiabruxa.com/serie-deusas-os-arquetipos-femininos/






2 comentários:

  1. ACHO QUE SOU UMA DAS DEUSAS VIRGENS!!!! HAHAHA! NÃO DEIXA DE SER ENGRAÇADO ESSA DENOMINAÇÃO! HAHAHA!
    "Essas 3 deusas são independentes e auto-suficientes. Não se apaixonavam pois os apegos emocionais as desviavam do que era importante. Não eram vitimadas e não sofriam."
    TIRANDO A FRASE DO MEIO ACHO QUE 'ACERTOU NA MOSCA'. HAHAHA!
    BEIJOSSS DA REGIII, MULHERRRRR!!!

    ResponderExcluir
  2. Assim somos, a viver diferentes papeis neste mundo físico e metafísico. Verdadeira saberodir reside em discernir acerca da melhor maneira de intercalar tais arquétipos e ser plenamente feliz.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir