domingo, 27 de setembro de 2009

ANIMAIS



Outro dia me inspirei no blog de uma amiga, num post que falava sobre o cahorrinho dela. E agora, olhando para a minha companheira canina deitada em minha cama, também resolvi falar um pouco da nossa relação.
A Sofia, minha Lhasa Apso, chegou em casa por meio de um escambo que na época eu fiz com a minha filha, que tinha 3 anos: "Larga a chupeta que eu te compro um cachorro." Proposta aceita na hora e foi ela quem escolheu o nome, porque havia uma menininha na escola dela com esse nome, Sofia e, como não tinha nem previsão para ter uma irmã, resolveu dar o nome a cachorrinha.
Minha filha adorou a novidade de ter uma cachorra pequena sempre perto dela, mas como eles escolhem um dono, escolhem quem dá comida, água e atenção, funções que ficaram comigo, pois minha filha era muito pequenina para ter alguma responsabilidade.
A Sofia foi logo nos dominando com seu jeitinho, se tornou minha companheira quando ficava em casa com ela e minha filha estava na escola.
Não foi um momento muito bom da minha vida pois me sentia muito sozinha, então a Sofia ouvia minhas lamentações e algumas de minhas lágrimas caiam sobre o seu pêlo branquinho.
Olhando para trás, a Sofia acompanhou um dos piores e um dos melhores momentos da minha vida, ela sempre esteve lá, presente, com seus olhinhos de amêndoas, me dando total atenção.
Eu sempre tive essa inquietação dentro de mim e ela sempre respeitou isso. O seu companheirismo me espanta até hoje. Como ela consegue entender?
Se eu pensar bem, ela foi e continua sendo a minha melhor amiga, daquelas que eu posso contar até nas madrugadas de insônia, quando levanto para fumar e comer um pedaço de chocolate, que divido com ela.
Ela está sempre ali quando eu preciso e não é necessário chamar, apenas saio do quarto e lá vem ela atrás com cara de sono, pensando: "Aonde você vai dessa vez?"
Sempre estou preocupada em como tudo deveria ser e não é (meu grande defeito), mas quando olho para ela, vejo que está ali de prontidão, me esperando, vendo o que eu vou fazer para me acompanhar, mostrando 100% do tempo a sua fidelidade.
Quem não tem um animal de estimação, certamente não saberá do que eu estou falando.
São realmente anjos de 4 patas enviados por Deus, para que cuidemos deles sem ao menos exigir nada em troca. Não exigem seu bom humor, sua paciência, seu carinho, estão ali, sempre disponíveis para aceitar o seu amor.
E eles ainda conseguem tirar qualquer carga negativa que pegamos durante o dia. Nada mais gostoso do que depois de algumas horas de trânsito, chegar em casa e brincar com eles, se jogar no chão, ou apenas ouvir o latido e ver o rabo abanando de felicidade só porque você está em casa de novo.
Realmente, não tem nada igual no mundo.
Minha mãe costuma dizer que dou mais atenção às cachorras (sim, porque agora tenho 2 lhasas) do que à minha filha, mas eu sei que isso não é verdade.
Mas não há nada igual como sentar no sofá para ver TV e ela estar lá do seu lado, sem reclamar de nada, sem fazer cara feia, sem te dar mais preocupação, sem fazer manha, sem choramingar, nada! Apenas estar lá ao seu lado, enquanto o seu animal viver.
Uma companhia muda e fiel (se bem que a minha quase fala "mamãe" às vezes).
Sempre tive animais e sempre terei, porque os amo, porque renovam a minha energia, porque me fazem companhia, porque me inspiram a chegar mais perto do meu coração e ainda melhoram os nossos sentidos. Ouvem e farejam por nós, e o melhor de tudo: ainda nos protegem!
Ah, pára vai! Que ser humano que faz isso por você?
Mas se você tiver ao seu lado um ser humano que seja a metade disso tudo, agarre bem, deixe ele sempre por perto e não deixe que nada nunca separe vocês.

Esse post é em especial para a Sofia Coppola (Lhasa branca) e também para a Fergie (Lhasa preta), mas não posso deixar de lado os 2 porquinhos da índia que sempre mordem meu dedinho quando estão no sofá.
A todos os anjos de 4 patas no mundo que existem e aos que estão ao seu lado, tornando sua vida mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário