sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Caiu um cisco no meu olho aqui

Vivo dizendo ou pensando que temos de fazer as coisas, qualquer coisa, com amor. Na verdade, não é que "temos" e sim "seria melhor se" fizéssemos tudo a partir de um bom sentimento que brota dentro de nossos corações. Mas acabei chegando, de algum modo, na paixão, no passional. E cheguei à conclusão que passional não é tão bom quanto amoroso. A paixão ou o ato passional é aquilo que te tira do sério por completo, aquilo que existe em pequena porcentagem dentro de você e se torna tudo aquilo que, na verdade, você não deseja ser.
Teve um período da minha vida que eu achava que eu deveria ser mais passional do que pacífica e passiva. Achava lindo os rompantes de ciúmes, as brigas, as gritarias. Mas tive de viver tudo isso que eu achava bonito na relação dos outros para perceber que não era bem por ai.
Quando eu tive uma relação estável, tranquila, eu acreditava que faltava a tal da paixão. Faltava ciúmes e todas as cenas escandalosas que vem com ela. Eu sabia que era isso que faltava no meu relacionamento.
Eu quis tanto que acabei criando um relacionamento desses para a minha vida. E só assim para perceber que o buraco é mais embaixo.
Definitivamente, não gostei. E também não teria outro desses. Na minha concepção são relacionamentos que te podam, que te apara as asas, daqueles que não te deixa sair com certo tipo de roupa ou cabelo ou cor de esmalte, daqueles que fazem você esquecer quem você é, daqueles que te anulam. São relacionamentos baseados na adrenalina, no nervosismo, no "faça isso, que eu te dou o troco na mesma moeda" porque acreditam que "chumbo trocado não dói". Mentira. Dói em mim por fazer e dói em você por querer se vingar do que eu fiz.
E vingança não é lá um dos sentimentos mais elevados que existem, mas existem piores.
Apesar de tudo isso, ainda considero a indiferença muito pior do que a vingança. Afinal, a vingança tem paixão dentro dela, a indiferença não tem nada.
Mas voltando ao tema a ser desenvolvido, a paixão pode te levar a loucura, pode fazer você esquecer de raciocinar e apenas agir instintivamente. Eu, que estive dos dois lados, considero que o mar calmo do amor, nos leva além do que imaginamos e a paixão nos deixa aquém do que desejamos.
Esse fogo da paixão, além de ser um fogo bastante rápido e queimar tudo e todos pela frente, deixa marcas em suas mãos e no seu coração. Pode te levar a desconfiar de todos que aparecem na sua vida, pode te levar a acreditar que alguém não te ame por não te dar atenção 24 horas por dia. E não é bem por ai. Se você manda uma mensagem, ou um e-mail, ou algo assim, e a pessoa demora para responder não quer dizer que essa pessoa não te ame, às vezes só quer dizer que ele/ela não pode responder no momento porque pode estar ocupado trabalhando e não te traindo.
Mas se for assim, brando, não é amor, não pode ser, porque quando a gente ama, a gente sente falta, a gente liga, a gente sai com o  carro de madrugada, a gente enche a cara, isso sim é amor. Será?
Pelo menos muitas letras de músicas dizem isso, e alguns filmes também, se não for assim intenso, não vale a pena ser vivido.
Eu acredito que isso seja mais uma "conspiração" para que fique cada vez mais difícil você (e eu também) encontrarmos um amor verdadeiro. Não sei quem exatamente ganha com essa conspiração, mas alguém começou com ela. Não duvido que tenha sido de alguém muito ciumento.
Portanto, pouco importa do que eu ache ou deixe de achar. O que eu quero dizer é: não compare os seus relacionamentos. Nunca compare nada, nem mesmo você com a mulher que você acha a mais linda do mundo. Sabe por quê? Não vale a pena e você vai se decepcionar. Se ela é conhecida, pública, tem dinheiro, usa photoshop, plástica, botox, drenagem linfática, desmaia de fome, e você se compara a isso, sem nem ao menos saber a metade do que ela tem que passar para ser quem é.
Por outro lado, se uma amiga sua tem um relacionamento desses bem passionais e você compara ao seu, estabilizado, calmo, tranquilo, centrado, vai acabar acreditando que é falta de amor, de tesão, e corre o risco de largar tudo para ir atrás de algo que não existe. Porque esse "fogo" não dura muito tempo, ele esquenta muito rápido, mas apaga tão facilmente como começou.
Lembra do ditado: 'não troque o certo pelo incerto'? É mais ou menos isso. Desejo que o seu relacionamento amoroso, com quem quer que seja, independente de sexo, idade, religião, desejo que seja autêntico, original e cheio de um amor tranquilo e duradouro. Ah! E que você aprenda a conservar. Não acredite que a grama do vizinho é mais verde do que a sua, porque você não sabe o que ele passa para deixá-la com aquela cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário